TOQUE VIOLÃO DO ZERO EM ATÉ UM MÊS DE ESTUDO ATRAVÉS DAS AULAS DO TURBO GUITAR ACOUSTIC.

__________

 

 

Aqui você terá:

 

52 Aulas

55 Vídeos

Aproximadamente 22 horas de conteúdo

Sobre o curso

Depois do enorme sucesso obtido com o Turbo Guitar Delivery, resolvi criar uma plataforma de estudos voltada para o Violão, o Turbo Guitar Acoustic.

A ideia é a mesma, realizaremos no decorrer do curso estudos harmônicos, melódicos, teóricos, técnicos e práticos.
Os vídeos serão detalhados e didáticos, acompanhados de tudo o que for preciso para o melhor aproveitamento possível.

Periodicamente serão feitas atualizações com novas aulas sem que seja necessário pagar nada a mais por isso.

As aulas contam com suporte de arquivos em MP3, PDF e Whatsapp diretamente comigo.

 

O que você vai aprender?

Todos os assuntos necessários para que, o mais breve possível, o aluno já sinta um avanço nos estudos.

Assuntos relacionados a Harmonia, Ritmo, Melodia, Percepção, improviso etc.

 

Para quem este curso é ideal?

Esse curso é ideal para você que está iniciando seus estudos e se encontra num nível iniciante.

Não importa a idade, ou se você se julga apto ou não.

 

Pré requisitos

Seguir o cronograma sugerido com calma, disciplina, foco e determinação para alcançar o resultado desejado.

 

Conteúdo do Curso

 

52 Aulas

55 Vídeos

Aproximadamente 22 horas de conteúdo

 

 

 

 

Módulo 01

 

Organize seus estudos #01

Preparei esse vídeo para auxiliar vocês a obterem um resultado melhor do Turbo Guitar Acoustic. Na medida em que forem sendo publicadas mais aulas prepararei mais vídeos desse tipo para ajudar vocês a aproveitarem ao máximo o conteúdo do portal.

 

Apresentação

Tocar um instrumento torna as nossas vidas melhores em vários níveis. A grande vantagem que o violão leva nos demais instrumentos é a praticidade e o baixo investimento financeiro. Neste curso, principalmente na parte inicial, vocês vão perceber o quanto é fácil tocar esse instrumento...É claro que mesmo com toda essa facilidade é necessário um mínimo de esforço e dedicação nos estudos para se obter um resultado melhor e mais rápido.

 

O Violão e as suas partes

Pode parecer redundante, mas conhecer fisicamente o instrumento que vamos tocar faz muita diferença. Criamos mais intimidade com ele e vamos aos poucos percebendo o que cada parte faz, como ela atua de uma forma geral.

 

Acordes Maiores - Posições simples

Finalmente começamos a estudar os acordes de uma maneira mais prática.

Aqui começamos com o grupo dos acordes maiores e dou sugestões gerais de posicionamento dos dedos, postura etc, além de sugerir posições mais fáceis para acordes inicialmente mais difíceis.

 

Acordes Menores - Posições simples

Damos continuidade ao estudo dos acordes, porém, no formato dos menores.

Seguindo o raciocínio da aula onde abordamos os acordes maiores, dou dicas e sugestões referentes a postura e posicionamento, além de sugerir posições mais simplificadas dos acordes inicialmente mais difíceis.

 

Trocando de Acordes

Sem dúvida, assim que o estudante começa a dominar alguns acordes ele se depara com uma das maiores dificuldades que é trocar de acordes enquanto tocam, e isso é fundamental para o resultado final da música.

Seguindo as dicas e sugestões dadas nessa aula, sem dúvida alguma vocês vão passar por essa etapa dos estudos com muito mais facilidade.

 

Ritmo #01 - Pop/Rock/Ballad
Estudando os assuntos anteriores e somando a eles alguns ritmos/batidas bem simples, seremos capazes de tocar uma enorme quantidade de músicas.

Um mesmo movimento tocado em andamentos (velocidade) diferentes nos amplia e muito as possibilidades e variações musicais.

 

Used to love her - Guns n' Roses

Para o primeiro estudo de repertório eu escolhi uma música que agrada a grande maioria e é extremamente fácil.

Used to love her do Guns n' Roses. Além de ser uma das minhas bandas favoritas essa música é boa demais! 

Dou uma explicação bem detalhada e dicas que com certeza vão ajudar você a obter um resultado bacana mais rapidamente.

 

Hurt - Johnny Cash

Vamos estudar essa música linda e extremamente fácil que foi eternizada por Johnny Cash e faz parte da trilha sonora do filme Logan.

 

Ritmo #02 - Pop/Rock/Ballad

Continuando o estudo anterior eu sugiro aqui um movimento muito utilizado e bastante simples. Assim como no exemplo anterior, dependendo da velocidade/andamento podemos obter resultados bastante diferentes.

 

 

Módulo 02

 

Afinando o Violão

Como o intuito desse início dos estudo é obter um resultado prático mais rápido, vou me focar em ferramentas igualmente práticas e precisar para nos auxiliar na questão de manter o instrumento sempre afinado. Dou algumas sugestões e exemplos de afinadores muito bons e com baixo custo.

 

Ritmo #01 - Pop/Rock/Ballad

Para atingirmos a autonomia musical, dentre outras coisas, assimilar movimentos (batidas) variados é imprescindível, sendo assim, vamos mandar bala nesse movimento que ´e muito utilizado em muitas músicas.

 

Ritmo #02 – Reggae

Para essa aula eu preparei um ritmo muito usado e do qual se derivam outros ritmos, como o Ska por exemplo.

 

Acordes maiores com Sétima menor - C7

Os acordes maiores com sétima menor tem uma sonoridade muito peculiar e interessante. O bacana é que praticamente todos são mais fáceis de montar do que os estudados até aqui. Vamos lembrar algo importante no início desse estudo de memorização dos acordes.

 

Acordes maiores com Sétima maior - C7M

Os acordes maiores com sétima maior tem uma sonoridade muito agradável e de certo modo, delicada. Preparei posições super fáceis e que não exigem muito esforço. Vamos lembrar algo importante no início desse estudo de memorização dos acordes….

 

Conhecendo melhor os acordes #01

A partir daqui vamos começar a criar mais intimidade com os acordes. Isso é muito importante, pois os acordes constituem uma grande porcentagem dos elementos que mais usamos no violão, e quanto maior for o nosso conhecimento, tanto prático quanto teórico, melhor!!!

 

Wish You Were Here - Pink Floyd – Solo

Aqui temos uma ótima oportunidade de estudar um ritmo, aprender um solo muito bacana e enriquecer nosso vocabulário musical. Escolhi essa música pois ela atende a todos esses tópicos. O solo é lindo e não exige uma habilidade técnica extrema.

 

 

Módulo 03

 

Acordes e sua estrutura

No decorrer dos estudos é fundamental "conhecer" o máximo possível a respeito da estrutura doas acordes...Dessa forma a nossa autonomia no instrumento vai crescendo cada vez mais.
Nessa aula dou início no entendimento desse assunto tão importante.

 

Campo Harmônico para iniciantes #01

Vamos agora estudar um assunto muito interessante e de grande utilidade na prática musical de qualquer estilo, estamos falando, do Campo Harmônico.
A princípio, como deixa claro o nome, o Campo Harmônico é o campo de acordes

 

Progressões Harmônicas

Progressões Harmônicas #01

Nessa série de aulas vou passar para vocês uma série de progressões harmônicas que tem uma relação muito direta com as músicas que costumamos ouvir, uma vez que podem ser consideradas como padrões harmônicos. Nessa aula usaremos o I e V7 graus do Campo Harmônico maior.

 

Improvisando - #01

E vamos começar a navegar pelos mares do improviso. Sugeri aqui duas escalas muito simples, fáceis de decorar e que já trarão resultados práticos imediatos.
Estudaremos as pentatônicas maior e menor.

 

Dedilhado #01

Começamos aqui um estudo mais técnico voltado para a execução de dedilhados. Sugeri algumas combinações que com certeza ajudarão a todos no desenvolvimento da técnica mas sem deixar a música de lado. Cada exemplo é perfeitamente aplicável na prática.

 

Sustenidos e Bemois

Entender a respeito dos sustenidos e bemóis é mais importante do que se imagina. É um conhecimento que nos ajudará a entender e enxergar com mais clareza as coisas relacionadas tanto na parte melódica quanto harmônica no instrumento.

 

Dedilhado #02

Aqui temos um dedilhado um pouco diferente do usual, onde utilizamos menos dedos da mão direita, porém, de uma maneira que não comprometa o resultado final.

 

Dedilhado #03 - Dedilhando com 2 dedos

Aqui temos um dedilhado um pouco diferente do usual, onde utilizamos menos dedos da mão direita, apenas dois, porém, de uma maneira que não comprometa o resultado final e traga um resultado muito bom.

 

Trocando as Cordas #01 - Cordas de aço

É fundamental que tenhamos muita intimidade e conhecimento do nosso instrumento. Nessa aulas eu oriento vocês a fazerem uma troca de cordas eficiente e precisa. O Violão usado para a aula é com cordas de aço, e na próxima aula relacionado a esse tema ensinarei a trocar as cordas de violão com cordas de nylon.

 

Trocando as Cordas #02 - Cordas de Nylon

Nesta aula aprenderemos a trocar as cordas de Nylon do violão. Claro que essa trocar requer mais habilidade e paciência, mas para quem gosta da sonoridade do Nylon, é claro que vale a pena.

 

To be with you - Mr.Big

É com enorme prazer eu passo para vocês essa música linda de uma das minhas bandas preferidas. Dividi a aula em duas partes. Na primeira abordo exclusivamente as partes da base, harmonia e ritmo. No segundo vídeo me concentro no solo, que além de fácil é extremamente bonito.

 

Harmonizando #01

Que tal pegar aquela letra que esta na guardada na gaveta ou fazer virar música um poema por exemplo? Pois bem, nessa aula daremos início a esse tipo de estudo tão importante e acima de tudo, divertido. Vamos aprender a harmonizar músicas.

 

Acordes abertos #01

Temos muito mais em nossas mão do que imaginamos. Tomando como base o conhecimento que adquirimos até aqui eu passo de maneira simples como podemos obter sonoridades muito distintas com os acordes que já conhecemos.

 

Capotraste

Vamos nessa aula aprender a usar essa importante ferramenta que nos da muitas novas oportunidades e porque não dizer, facilita as nossas vidas.

 

Conhecendo melhor os acordes #02

Continuando o estudo anterior vamos nos aprofundar mais no conhecimento dos acordes. Com esta aula você vai dar um importante passo para a auto suficiência e perceberá que sabe fazer mais acordes do que imaginava.

 

Acordes menores com Sétima menor - Cm7

Os acordes menores com sétima menor tem uma sutil variação com relação aos acordes menores Preparei posições super fáceis e que não exigem muito esforço, inclusive, dei mais de uma opção para alguns acordes. Vamos lembrar algo importante no início desse estudo de memorização dos acordes…

 

Acordes maiores com sexta maior

Vamos estudar mais um importante grupo de acordes. Os acordes maiores com sexta maior. Vale lembrar que o objetivo dessas aulas não é o de somente "decorar" novos acordes e sim o que entender suas estruturas e com isso perceber o quanto cada um desses estudos podem nos enriquecer.

 

Acordes Sus 2

Sus é uma abreviação da palavra Suspenso. Isso indica que o acorde em questão não tem terça, a sonoridade dela esta suspensa.

Esse tipo de recurso harmônico é usado em acordes com quarta e segunda, pois essas duas notas estão muito próximas da terça, tornando assim inviável, mecanicamente falando, manter a terça no acorde e ainda tocar a quarta ou a segunda.

 

Acordes Sus 4

Sus é uma abreviação da palavra Suspenso. Isso indica que o acorde em questão não tem terça, a sonoridade dela esta suspensa.

Esse tipo de recurso harmônico é usado em acordes com quarta e segunda, pois essas duas notas estão muito próximas da terça, tornando assim inviável, mecanicamente falando, manter a terça no acorde e ainda tocar a quarta ou a segunda

 

Acordes 7/13 e 7/13b

Vamos matar dois grupos de acordes muito importantes numa só aula…os acordes 7/13 e 7/13b que podem muitas vezes substituir os acordes dominantes em sua formação mais simplificada. C7 por exemplo.

 

Blues maior #01

Estudaremos a partir de agora esse estilo que além de ter uma sonoridade maravilhosa é imprescindível para quem toca algum instrumento. O bom e velho Blues.

 

Blues menor #01

Dando continuidade ao estudo anterior nessa aula teremos o Blues menor. Além de passar pelo estudo harmônico eu deixei umas dicas muito bacanas para o desenvolvimento de improvisos em cima das harmonias passadas.

 

Acordes meio diminutos - Cm7(b5)

Os acordes meio diminutos tem uma sonoridade bastante peculiar se comparados aos acordes estudados até agora. Isolados pode até soar estranhos, mas dentro de um contexto harmônico tem um papel muito interessante.

 

 

Módulo 04

 

Acordes Invertidos #01

Nessa aula damos um passo importante no que se refere ao conhecimento dos acordes. Os acordes invertidos vão abrir novas possibilidades para a construção de excelentes cadências harmônicas.

 

Sistema 5 - #01

Nada melhor do que visualizar com maior clareza as muitas possibilidades de acordes espalhados pelo braço do violão que temos a nossa disposição. Nessa aula damos início ao estudo do Sistema 5.

 

Improvisando #02

E vamos dar continuidade ao estudo dos improvisos. Dessa vez estudaremos a escala maior e menor natural. Perceberão a diferença das sonoridades e as novas possibilidades que surgirão!

 

Acordes abertos #02

Dando continuidade a essa aula que fez muito sucesso, abordo novas possibilidades onde literalmente abrimos a sonoridade dos acordes dando abertura também, as possibilidades geradas.

 

Ritmo #03 – Vaneirão

Atendendo a muito pedidos vou passar para você um movimento muito característico de música sertaneja, que engloba o sertanejo universitário e fica mais próximo do bom e velho vaneirão.

 

Mudando as músicas de tom

Sem dúvida é uma habilidade muito importante e que devemos dominar. Saber como mudar músicas de tom e fazê-lo de forma prática nos ajuda na hora de acompanhar um cantor ou até mesmo para deixar as músicas que gostamos mais confortáveis para a altura da nossa voz.

 

Tirando músicas de ouvido #01

Tirar músicas de ouvido sem dúvida é um dos grandes objetivos de todos nós que estudamos um instrumento. Nesta aula eu passo algumas sugestões muito boas que sem dúvida irão te ajudar nesse processo.

 

Ritmo #04 - Pop Rock

Um movimento muito bom e que precisa de uma dose extra de atenção e dedicação devido aos detalhes que o compõe. Quem usa muito essas ideias é o espetacular guitarrista John Mayer.

 

Ritmo - Samba / Bossa

Aprender novos ritmos nunca será demais, sendo assim, vamos estudar esse movimento que nos remete aos estilos Samba e Bossa. Atentem às sutilezas e detalhes dos movimentos que fazem toda a diferença.

 

Hey Joe - Jimi Hendrix

Vamos "usar" essa excelente música para colocar em prática conceitos já estudados aqui no portal. Harmonia e ritmo, melodia.

 

Ritmo #05 - Funk #01

É claro que em nosso repertório de ritmos não pode faltar o bom e velho funk. Nessa aula eu passo um movimento do qual se deriva uma série de outras variações. Estude com calma e atenção e perceberá que estará dominando rapidamente esse ritmo e fazendo as suas próprias variações.

 

Finger Picking #01

Até aqui nós estudos diversos ritmos e dedilhados separadamente. Agora eu sugiro para vocês um estudo onde usaremos a palheta e os dedos ao mesmo tempo.