Sobre o curso

No Turbo Guitar Módulo Avançvado, o estudante terá acesso VITALÍCIO a um enorme acervo de aulas muito bem estruturadas para desenvolver tópicos que se estudado com calma, foco e disciplina farão uma diferença incrível em sua musicalidade de uma forma geral. 
Se o estudante já tiver passado pelo Módulo Básico e Intermediário sentirá um avanço e facilidades maiores ainda.

 

O que você vai aprender?

Neste módulo o foco maior fica por conta do estudo da escala maior/Modos Gregos, a jusção dele com a Pentatônica, estudo harmônico, teórico e como dar vida a tantas escalas estudas.
Não esqueça de verificar mais abaixo uma descrição detalhada do que tem nesse módulo.

 

Para quem este curso é ideal?

Esse curso é direcionado para o estudante que já tem um conhecimento razoável, principalmente se já se deparou e compreendeu os assuntos contidos no módulo básico e intermedi´. Mas também serve para aquele que já toca mas sente que existem lacunas a serem preenchidas.

 

Pré requisitos

Seguir o cronograma sugerido com calma, disciplina, foco e determinação para alcançar o resultado desejado.

 

Conteúdo do Curso

Módulo Intermediário

61 Aulas

79 Vídeos

Aproximadamente 29 horas de conteúdo

ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER UM POUCO MAIS

 

__________

 

 

 

Turbo Guitar Módulo Avançado

 

 

ORIENTAÇÃO MÓDULO 01

Para que você saiba o objetivo de cada aula estarei sempre atualizando (Arquivo em PDF para Download) os módulos mediante as novas publicações e separando as respectivas aulas dentro das categorias relacionadas.

 

*Fundamentos

*Técnica

*Harmonia

*Melodia/Escalas

*Ritmo

*Teoria Musical

*Improviso

*Percepção

*Tríades & Tétrades

*Estilos Musicais

*Solos de Músicas

 

Escala Maior / Modos Gregos

Um extenso vídeo onde faço questão de explicar em detalhes a origem da escala maior usando sua fórmula de formação como ponto de partida. Depois disso, fica mais fácil de compreender a origem dos modos Gregos assim como o entendimento individual de cada um deles, como suas características por exemplo.

São dados exemplos práticos e as bases usadas, assim como o arquivo de apoio em PDF estão disponíveis.

Bons estudos!!!

 

Perceba a sonoridade dos Modos Gregos

Memorizar bem cada escala e enxergar cada uma delas ao máximo é muito importante, sem dúvida, mas ouvir o som dela, perceber as diferenças entre elas é de igual importância.

Somente assim poderemos melhorar nossa capacidade de criar uma infinidade de músicas com identidades próprias e não cair na mesmice.

 

Modos Gregos na Prática

Falar de Modos Gregos nunca é demais, e atendendo a alguns pedidos fiz essa aula onde dou mais alguns pontos de vista bem práticos para te ajudar a não só entender melhor os modos, mas como "encaixa-los" de forma coerente aos solos e composições.

 

Construa a sonoridade dos Modos Gregos

Tão importante quanto perceber as sonoridades geradas pelos Modos Gregos é conseguir criar essas sonoridades, essas situações.

Somando os dois estudos conseguiremos alcançar um ótimo patamar no que se refere aos improvisos e composições.

 

Memorize os Modos Gregos

Nessa aula eu sugeri uma das práticas que mais me ajudou a memorizar as escalas e também tráz ótimos resultados em minhas aulas no decorrer dos anos. Atenção pois na mesma categoria estão todos os vídeos que preparei para essa aula. Em cada um eu me mantive num dos sete formatos dos modos gregos, e no último eu os misturei livremente.

 

Memorize os Modos Gregos #02

Dando continuidade ao estudo anterior eu sugiro aqui novas maneiras não só de memorizar os modos gregos, mas também de nos ajudar a explorar suas sonoridades, utilizar importantes recursos como slide, hammer-on/pull-off, bends e vibratos, além de melhorar a visualização incrivelmente.

 

Escala Maior - Diversas possibilidades

Temos as mesmas notas espalhadas por toda a extensão do braço da guitarra, e isso nos da grandes possibilidades de digitação. Ao contrário do que muitos pensam, mesmo que estejamos tocando as mesmas notas, porém, com digitações diferentes, acabamos obtendo sonoridades diferentes sim.

Dependendo da digitação o guitarrista pode sentir mais ou menos conforto, e isso por si só faz toda a diferença.

 

Padrões Melódicos nos Modos Gregos #01

Estudar padrões melódicos é um dos melhores meios para desenvolvermos nossa técnica e ainda obtermos mais recursos que serão inseridos tanto nos improvisos quanto nas composições. Neste vídeo trago sete padrões que gosto muito e são super intuitivos, tanta para estudar e memorizar, quanto para aplicar a música. Não se esqueçam do PDF e MP3 disponíveis.

 

Modos Gregos - Fixando as células rítmicas.

Aqui estudaremos apenas a execução dos Modos Gregos, porém, para cada exemplo onde tocaremos TODOS OS MODOS e em TODA EXTENÇÃO DO BRAÇO aumentaremos gradativamente a velocidade do metrônomo.

***IMPORTANTE***

No primeiro vídeo eu gravei a escala de Sol maior (Jônio) passando por algumas células rítmicas para dar uma referência sonora.

Para CADA um dos vídeos que se segue é FUNDAMENTAL que sejam executados usando as diferentes células rítmicas exemplificadas

 

Modos Gregos - Conectando os formatos

Essa aula é bem simples na verdade, mas tem uma importância enorme, mais de uma na verdade.

Serve para inicialmente vermos se os formatos dos Modos Gregos estão realmente memorizados.

Aumenta nossa fluência pelo braço da guitarra.

Melhora incrivelmente nossa palhetada alternada.

Assim que perceber que é possível, tente tocar junto com o vídeo todas as células rítmicas sugeridas.

Esses modelos estão na página 24 do método

 

Modos Gregos - Combinando cordas

Esse exercício nos coloca numa perspectiva diferente, onde deixamos de enxergar as escalas de forma vertical e saímos desse vício executando-a de forma horizontal.

Pratique muito devagar até se sentir confortável e seguro para aumentar a velocidade no metrônomo.

 

Dê vida as escalas!!!

Uma das queixas mais frequentes do estudante que já passou pelo processo de memorização das escalas e até mesmo de um bom estudo técnico é...COMO FAZER AS ESCALAS SOAREM MUSICAIS.

Esse estudo envolve muita coisa, e nesse bate papo eu sugiro muitas das mais importantes e que me ajudam cada vez mais a me expressar com a guitarra.

 

Pentas vs Modos Gregos

Fiz este vídeo para ajudar numa questão muito comum, como misturar pentatônicas com modos gregos e evidentemente levar esse raciocónio para outras escalas. Dou uma série de exemplos visuais e preparei um apoio em PDF bem caprichado para ajudar!

 

Só na Batera

Nesta aula eu divido com vocês um estudo que me ajuda demais em todos os conceitos mais importantes nos improvisos...não só melódicos, mas rítmicos e harmônicos também.

Improvisar usando somente um groove de bateria como referencia.

 

Quadratura

Quadratura é um termo pouco abordado, porém, de grande importância, pois nos ajuda a dar forma ao fraseado de uma forma geral. Nessa aula falo sobre esse tema de uma maneira muito prática e simples, dando mutos exemplos e é claro, de forma bastante descontraída.

 

Partitura na prática #01

Agora que já temos uma boa base teórica vamos pegar a guitarra e começar a ler partitura de maneira prática. Perceberão como é extremamente fácil em vista do que já foi visto até agora.

 

Partitura na prática #02

Vamos dar prosseguimento nos estudos de leitura.

Como já detalhamos os pontos mais importantes na aula anterior, vamos direto ao ponto.

Nesta lição a única diferença é o acréscimo da nota Fa...no restante temos as mesmas células rítmicas usados e variações de compassos simples.

 

Joe Satriani Style

Seguindo a sugestão de muitos membros do TGD eu resolvi preparar um vídeo abordando um pouco das técnicas e raciocínio de grandes mestres da guitarra. Resolvi começar com Joe Satriani por ser grande influência para mim. A idéia é claro, é dar continuidade e ir com o tempo abordando muitos outros nomes importantes das seis cordas.

 

Jam em B7 Mixolídio - Analisando a Harmonia

Um vídeo ao estilo Vem Comigo, mas aqui faremos uma análise mais minuciosa das possibilidades melódicas para o improviso.

 

Vem Comigo - Jam in Bm

Nesse vídeo temos uma base que nos remete ao estilo do Joe Satriani. Além de navegar um pouco nesse maravilhoso estilo eu passo a base da Backing Track para evoluirmos também nesse sentido.

 

Solos de Músicas - Eagles - Hotel California

Este é um segmento novo no qual vou sugerir solos que considero muito importantes no que se refere a técnica e construção melódica, além de proporcionar uma vasta gama frases e licks.
Escolhi o solo da música Hotel California do Eagles para começar.
Sem dúvida, um dos solos mais bem construídos e que vai ajudar no desenvolvimento musical e técnico de todos.

 

Solos de Músicas - Smoke on the Water

Smoke on the water sem a menor dúvida é umas das melhores músicas já compostas.

Ela esta no álbum Machine Head do Deep Purple lançado em 1972 onde o mestre Richie Blackmore foi o responsável pelas partes da guitarra. Espero que este solo te ajude assim como me ajudou muito a entender determinadas coisas relacionadas as escalas e melhorar meu entendimento de uma forma geral.

 

Solos de Músicas - Another Brick In the Wall part 2

Sem dúvida o solo de Another Brick In the Wall part 2 é um daqueles que temos a obrigação de estudar, pois contém elementos fundamentais para a execução e criação de um solo com feeling, técnica e alma.

 

Solos de Músicas - Stairway to Heaven

Mais um grande solo e diga-se de passagem, de grande importância em minha formação musical. Não se esqueça de praticar lentamente até adquirir a técnica correta e depois insira as ideias em suas músicas e composições.

 

Solos de Músicas - Panama Van Halen

Sem dúvida o Van Halen é umas das minhas bandas preferidas e o mestre Eddie Van Halen é um dos melhores guitarristas de todos os tempo. Com certeza virão mais solos desse mago das seis cordas...Enquanto isso, se divirtam com o excelente solo de Panama!

Módulo 04 – 25 aulas

 

Sistema 5 - CAGED - #01

O sistema 5 é um dos recursos mais interessantes que temos pois de uma maneira muito simples nos abre um grande leque de possibilidades tanto harmônicas quanto melódicas…

 

Harmonizando na Harmonia #01

Aqui eu divido com vocês alguns conceitos muito interessantes que enriquecem exponencialmente os nossos solos preenchendo áreas até então pouco exploradas.

 

Harmonia vs Melodia #01

Nesse ponto dos nossos estudos já temos um bom conhecimento rítmico, harmônico e melódico. Sendo assim fica muito mais fácil aplicarmos diferentes conceitos harmônicos dentro de uma mesma progressão, experimentando novos acordes e funções harmônicas e dessa forma percebendo o reflexo imediato que é causado na melodia (solo).

 

Temperando suas harmonias #01

Nessa aula dou umas dicas práticas e muito fáceis de entender e consequentemente usar para apimentar nossas linhas harmônicas e torna-las tão interessantes e gostosas de tocar quanto os solos.

 

Acordes sem terça #01

Sabemos que os power-chords e Bi-chords não tem a terça tradicionalmente e geram uma sonoridade bastante característica, mas nessa aula estudaremos acordes que não tem a terça mas possuem uma sonoridade mais distinta, mais aberta.

São tipos de acordes que podem ser usados sozinhos ou em conjunto com os acordes tradicionais…

 

Acordes abertos #01

Segue nessa aula o início de excelentes sugestões para obtermos novas sonoridades dos acordes já conhecidos. Esse estudo é particularmente fácil pois nos basearemos nos shapes já bem conhecidos de todos nós, ao mesmo tempo que facilitará nosso entendimento para os estudos futuros.

 

Neo Soul #01

O nome Neo Soul foi dado pelo produtor da gravadora Kedar Massenburgem meados dos anos 90. Isso aconteceu devido à mistura dos vocais com instrumentos do Soul de 1970 com interferência das batidas do hip hop e interlúdios poéticos.

Existem muitos nomes pelo mundo que são verdadeiros mestres nesse estilo que tecnicamente exige bastante do guitarrista. Mateus Asato e Rodrigo Gouveia são músicos brasileiros que se destacam muito e compõe músicas lindas nesse estilo.

 

Double Stops #01

A gama de possibilidades do que podemos fazer com essa técnica é imensa. Com esse estudo daremos início a esse recurso e já de cara teremos muitas novas opções melódicas para enriquecer nossos solos.

 

Campo Harmônico Menor Harmônico - Parte 1

Aqui daremos início aos estudos do Campo Harmônico Menor Harmônico. Para começar vamos nos concentrar na construção e no entendimento dos acordes gerados por esse campo. É muito importante que você tenha estudado antes o Campo Harmônico Maior para compreender com mais clareza e facilidade essa aula.

 

Escala Menor Harmônica

Conectando essa aula a de campo harmônico menor harmônico eu dou continuidade nas linhas de raciocínio e entro na questão melódica, dando detalhes a respeito da formação dos acordes, das escalas, sugerindo situações para usar essas novas escalas e é claro, tocando alguns exemplos para vocês!

 

Fusion Lick #01 - E7 Frígio Dominante

Agora que passamos pelo estudo do CH menor harmônico podemos começar a estudar fraseados com sonoridades com essa característica. Escolhi essa para iniciarmos esse estudo pois, além da técnica que ela exige, tem acima de tudo uma sonoridade incrível e pode ser aplicada em várias harmonias.

 

Tocando uma ideia #01

Nesse novo estilo de aula vou experimentar algo diferente, para mim e imagino também, para vocês.

Como é comum nas aulas presenciais, normalmente, naquele momento no qual improvisamos aqui em casa sempre temos que dar uma parada para discutir determinada ideia que surgiu...ou porque o aluno se interessou em algo específico, ou porque eu fiz algo que julgo ser importante explicar etc.

Resolvi tentar fazer isso aqui no TGD. Escolhi uma base e comecei a improvisar, sempre de olho para perceber o que achava bacana dividir com vocês, e nesses momentos, pausa na base para passar as informações.

Espero que gostem e aproveitem bastante, e é claro, me deem um retorno a respeito para que eu avalie se é interessante dar continuidade nesse estilo de aula no futuro.

 

Tocando uma ideia #02 - Coming From Space

Como a galera curtiu bastante este estilo de aula resolvi dar continuidade, e agora escolhi uma música minha para separar algumas ideias que acho muito bacanas, que com certeza vão ajudar muito na técnica e desenvolvimento musical de uma forma geral.

 

Tocando uma ideia #03 - Foxey Lady - Jimi Hendrix

Aproveitando que a galera esta curtindo demais esse estilo de aula eu mando bala agora num bate papo acompanhado de muito som onde a base usada é a da música Foxey Lady do Mestre Jimi Hendrix.

 

Tocando uma ideia #04 – Blues

Seguindo a linha das aulas “Tocando uma ideia” dessa vez vamos navegar pelo maravilhoso mundo do Blues.

Aqui exploro a importância das tônicas e a utilização das Blue Notes.

 

Tocando uma ideia #05

E dando continuidade nesse formato de aula vamos tocar e trocar uma ideia dentro de um conceito um pouco diferente dos estudados até agora. Trabalharemos com poucos acordes e com a guitarra quase limpa (minha opção) e ver novas e ótimas possibilidades de improvisos.

 

Tocando uma ideia #06 - Possibilidades melódicas para A7

Nessa aula eu escolhi uma Backing Track muito bacana na tonalidade de A7 e dividi com vocês algumas das possibilidades melódicas que costumo usar com mais frequência nesses casos.

 

Fragmentos 01

Um fragmento muito bacana e que gera um efeito bem interessante.
Na primeira parte eu o demonstro usando a pentatônica Cm7 dórico e na sequência eu o aplico nos modos gregos na tonalidade de Sol Jônio.

Material de apoio em PDF para download.

 

Fragmentos 02

Neste fragmento usei inicialmente um padrão muito usado por Paul Gilbert e na sequência conectei com um padrão melódico que gosto bastante.

A escala de referencia é o primeiro formato da pentatônica menor de Bm7.

Exemplo em PDF para download.

 

Fragmentos 03

Todas as variações a seguir estão na mesma região, no caso, o quinto formato da pentatônica de Gm7.

A sacada nessas variação está no uso da Blue Note desse formato.

O mais importante ai é o desenvolvimento da técnica de uma forma geral.
Assim que houver o entendimento da movimentação, a aplicação em outras regiões e até mesmo em outras escalas será exatamente o mesmo, sem ter a necessidade de reaprender tudo novamente.

Exemplos disponíveis em PDF para download.

 

Fragmentos 04

Neste fragmento eu escolhi usar a escala de Si menor harmônica pela questão da sonoridade, mas é claro que para um desenvolvimento realmente bom eu sugiro usa-lo em TODOS os formatos dos Modos Gregos ou qualquer escala de sua preferencia.
Outra coisa.
Eu escolhi usar a técnica de Economy Picking, mas se quiser alternar todas as palhetadas, não tem problema algum.

Exemplo disponível em PDF para download.

 

Fragmentos 05

Dois fragmentos simples, porém, com um efeito sonoro muito interessante.

Vale lembrar que como outros exemplos, este está na escala de Bm harmônico pelo efeito da sonoridade da escala, mas DEVEM ser estudados e aplicados em todas as escalas que você conhece até agora, como os Modos Gregos por exemplo.

Exemplos em PDF para download.

 

Fragmentos 06 - Hammer/on Pull/off

Estudaremos aqui a técnica Hammer/on Pull/off com alguns movimentos simples porém muito efetivos.
Assistam ao primeiro vídeo onde dou algumas sugestões muito importantes para que você possa extrair o máximo possível de cada um desses fragmentos.

Os exemplos estão na página 44 do livro.

ANTES DE MAIS NADA!!!

 

Hard Rock #01

Vamos dedicar um pouco dos nossos estudos ao ritmo Hard Rock. Assim como todos os outros basta fazermos algumas pequenas variações rítmicas dentre outros detalhes que teremos nossas possibilidades para esse estilo.

 

Hard Rock #02

Dando continuidade ao Hard Rock #01 temos muitas semelhanças nessa variação, porém, um detalhe melódico da um sabor bem diferente nesse estudo.

 

Funk Guitar #01

Vamos nos dedicar aos estudos rítmicos. E para isso, nada melhor que um bom Funk para exercitar os movimentos das duas mãos e deixar o Groove em dia.

 

Funk Guitar #02

Dando prosseguimento ai estudo de ritmos funk, segue uma variação do estudo anterior, porém, com alguns detalhes a mais.

 

Funk Guitar #03

E vamos com mais uma excelente variação de Funk. Nessa os elementos melódicos estão mais presentes.

 

Funk Guitar #04

Nesta variação temos o básico do que foi estudado até aqui, porém, com alguns elementos novos que dão um "sabor" bem diferente ao funk.

 

Funk Guitar #05

Nesta variação de Funk enfatizamos a linha melódica, mas claro, sem esquecer o Groove, acentuação e todos os elementos que fazem parte desse ritmo.

Módulo 05 – 6 aulas

 

Escala menor melódica #01

Nessa categoria faremos um estudo completo a respeito da escala e campo harmônico menor melódico. Na mesma categoria eu irei postando periodicamente vários tipos de estudos relacionados a esse tema para não fique dúvidas a respeito dessa escala que tem uma sonoridade incrível.

 

Escala menor melódica #02

Continuação da aula anterior.

 

Escala menor melódica #03

Continuação da aula anterior.

 

Blues – Fusion - OutSide #01

Nessa aula vamos estudar algumas novas possibilidades de escalas para serem usadas nos acordes dominantes.

Muitas dessas escalas produzem o efeito OutSide e sonoridades exóticas muito interessantes.

 

Guitarra Fusion #01

Um assunto bastante pedido pelos membros do TGD, Guitarra Fusion.

Como é um tema bastante extenso, comecei abordando algumas dicas bacanas para aumentar a sua biblioteca de possibilidades melódicas, com algumas escalas e macetes bastante usadas nesse estilo de solo e improviso.