Sobre o curso

No Turbo Guitar Módulo Intermediário, o estudante terá acesso VITALÍCIO a um enorme acervo de aulas muito bem estruturadas para desenvolver tópicos que se estudado com calma, foco e disciplina farão uma diferença incrível em sua musicalidade de uma forma geral. 
Se o estudante já tiver passado pelo Módulo Básico sentirá um avanço e facilidades maiores ainda.

 

O que você vai aprender?

No início desse módulo veremos dicas e sugestões que vão muito além de estar com a guitarra em mãos e estudando sozinho no quarto.
Falaremos sobre tocar ao vivo, equipamentos para gravação e estudo em casa e é claro, conceitos novos ainda não abordados no módulo anterior.
Não esqueça de verificar mais abaixo uma descrição detalhada do que tem nesse módulo.

 

Para quem este curso é ideal?

Esse curso é direcionado para o estudante que já tem um conhecimento razoável, principalmente se já se deparou e compreendeu os assuntos contidos no módulo básico. Mas também serve para aquele que já toca mas sente que existem lacunas a serem preenchidas.

 

Pré requisitos

Seguir o cronograma sugerido com calma, disciplina, foco e determinação para alcançar o resultado desejado.

 

Conteúdo do Curso

Módulo Intermediário

59 Aulas

70 Vídeos

Aproximadamente 27 horas de conteúdo

ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER UM POUCO MAIS

 

__________

 

 

Turbo Guitar Módulo Intermediário

 

 

ORIENTAÇÃO MÓDULO 01

Para que você saiba o objetivo de cada aula estarei sempre atualizando (Arquivo em PDF para Download) os módulos mediante as novas publicações e separando as respectivas aulas dentro das categorias relacionadas.

*Fundamentos

*Técnica

*Harmonia

*Melodia/Escalas

*Ritmo

*Teoria Musical

*Improviso

*Percepção

*Tríades & Tétrades

*Estilos Musicais

*Solos de Músicas

 

Metrônomo na prática

Sem dúvida se habituar a usar o metrônomo nos estudos é fundamental para uma série de coisas.

Deixa o músico mais "firme", mais seguro e a comunicação rítmica dele com os demais se torna coesa e coerente.

Se isso é novidade para você, passe por cima e absorva devagar cada dica deste vídeo e te garanto, vai dar um salto em sua evolução.

 

Timbres #01 - Softwere Bias

Temos a nossa disposição uma quantidade imensa de recursos para timbrar nossas guitarras, tanto físicos quanto virtuais. Vamos conhecer nessa aula um pouco dos timbre oferecidos pelo VST Bias, um dos melhores da atualidade na minha opinião.

 

Construa a sua Carreira - Desenvolvimento Pessoal

Neste bate papo e divido com vocês alguns dos muitos conceitos, pensamentos e atitudes que tenho em minha vida de uma forma geral, e que me ajudam grandiosamente trazendo cada vez mais paz, saúde, sucesso, riqueza e felicidade. O nosso sucesso depende não só do domínio técnico no instrumento e sim da soma de uma série de atitudes, pensamentos, emoções etc.

 

Desenvolva a sua identidade musical.

Preparei esse vídeo devido a um convite para ser um dos palestrantes do CONAMUBI - 1º Congresso Nacional de Music Business e Inovação. Nele bato um papo a respeito de como desenvolver uma identidade musical.

 

Primeira vez no placo e…mais algumas coisinhas.

Sugerido por um membro do TGD gravei esse bate papo com o intuito de dividir as minhas primeiras experiências nos palcos, mas no meio da conversa me empolguei e resolvi "filosofar" a respeito de outros assuntos muito importantes e que, acredito, irão ajudar muitos de vocês…assim espero. rsrsrs

 

Você tem que ouvir isso!!! - Dicas de CD's

Seguindo mais uma vez as sugestões dos membros do Turbo Guitar Delivery eu preparei esse vídeo com algumas sugestões de álbuns que foram e são muito importantes para mim. Como mencionei no vídeo, foi bebem difícil separar esses vinte e com certeza ficou faltando muita coisa, que pode entrar numa próxima lista se vocês acharem bacana preparar.

 

1, 2, 3...GRAVANDO #01

Neste vídeo experimentei algo diferente, vamos começar a entender um pouco mais a respeito de gravações em Home Studio. Como hoje em dia temos a nossa disposição uma facilidade enorme e um gama de possibilidades imensa com relação equipamentos, softwares etc, não é justo deixarmos de produzir música de qualidade em casa.

 

1, 2, 3...GRAVANDO #02

Nessa aula super rápida eu dou uma sugestão simples, porém matadora para obtermos aquele tão esperado "peso" em nossas gravações caseiras.

 

Usando BT's para estudar #01

Nessa aula eu deixo para vocês uma ótima sugestão de ESTUDO rítmico e técnico. Ao invés de ter

mos somente o bom e velho metrônomo para estudar esse elementos vamos usar Backing Tracks para essa finalidade.

 

Tocando em pé

E que disse que tocar em pé não muda e muito a forma de tocar guitarra? Nesse vídeo darei uns toques muito bacanas para ajuda-los a ter uma performance de um astro do rock, ou não rsrs

 

Dinâmica

Tocar bem a guitarra realmente é a soma de muitos elementos, e a dinâmica é um muito importante e até certo ponto fácil, pois, diferente do estudo técnico não depende de incontáveis horas de estudo e sim de controle e bom senso.

 

Slide Guitar #01

A técnica do Slide Guitar é muito marcante e peculiar pois geral uma sonoridade muito particular.

Nessa primeira aula eu abordo essa técnica com as principais dicas e sugestões para que você já consiga se virar rapidamente e obter ótimos resultados.

 

Pedal Point #01

Um técnica muito interessante e que não vimos nada parecido até aqui. Ela nos remete a estilos como Neoclassico colocado no mapa pelo grande Yngwie Malmsteen. Dou v´arios exemplos e fecho com a introdução da Anastasia tocado por Slash.

 

String Skipping #01

String Skipping também conhecida como salto de cordas é uma técnica que possui uma soniridade muito próxima das geradas pelas tríades, porém, justamente por conta dos saltos são geradas inúmeras possibilidades de articulação, proporcionando assim, novas sonoridades.

 

Alternate Picking

Preparei uma aula bem completa cheia de detalhes e explicações para cada exemplo, mas se preferir, mesmo que imediatamente dar uma conferida nos fragmentos e variações eu fiz uma versão reduzida onde tem somente os 19 exemplos principais da aula.

Arquivo em PDF de apoio disponível.

 

Warm-up Exercises

A técnica sem dúvida é um dos elementos mais importantes no desenvolvimento do instrumento, seja qual for, pois com ela nas mãos podemos com mais facilidade passar para o instrumento as ideias que muitas vezes já estão em nossa mente. É claro que não descarto a importância do conhecimento das escalas, harmonia, teoria etc.

Começaremos a partir de agora uma série de estudos voltados para o desenvolvimento da técnica exclusivamente.

 

Tríades #01

Aqui damos início a esse importante estudo. Além de mais uma ótima sonoridade, as tríades nos dão também muitos recursos melódicos e trabalham em conjunto com os já conhecidos conceitos harmônicos.

 

Tríades #02

Aqui dou continuidade ai estudos das tríades, desta vez, abordando um outro formato e com novas possibilidades, porém, com as mesmas linhas de raciocínio do estudo anterior.

 

Tríades #03

Aqui dou continuidade ao estudos das tríades, desta vez, abordando outro formato e com novas possibilidades, porém, com as mesmas linhas de raciocínio do estudo anterior.

 

Tétrades #01

Neste vídeo passarei um dos meus modelos preferidos de tétrades no que se refere a shape. Nesses modelos tomo como posto de partida as tônicas na corda La (quinta corda) e trabalho com tônica, terça, quinta e sétima. Em outros vídeos abordarei outros shapes e variações dessas 4 notas.

 

Variações #01

A partir dessa aula, aproveitando que adiantamos bastante nossos estudos nas tríades, vou começar a passar para vocês algumas variações utilizando esse conceito. Passarei algumas idéias, licks e fragmentos, tomando sempre bastante cuidado para que cada um dessas ideias possam ser facilmente assimiladas e aplicadas em suas composições e improvisos.

Pratiquem lentamente, com metrônomo e avancem gradativamente até atingir o nível desejado.

Não se esqueçam do material de apoio em PDF e bons estudos!!!

 

Arpegios - Exercício 01

Começaremos aqui a estudar a técnica de arpegio.
Escolhi um exercício muito bom para iniciarmos esse estudo. Nele enfatizamos bastante o movimento de Sweep da mão direita (mão da palheta) mas vale lembrar que a sincronia das duas mãos é fundamental para o resultado final.

Assista ao primeiro vídeo logo abaixo onde dou algumas explicações adicionais para ajudar a expandir

ainda mais essa idéia que gravei nos vídeos seguintes.

Essa sugestão esta na página 54 do livro.

 

Arpegios - Exercício 02

Aqui temos uma variação do exercício anterior. Nesse fazemos um movimento vertical trocando os grupos de cordas.
Lembre-se de executar esse exercício por TODA a extensão do braço da guitarra indo e voltando.
Não fiz isso nesse vídeo pois o entendimento é simples e a gravação ficaria muito extensa.
Preste muita atenção na direção das palhetadas.
Coloquei uma tablatura abaixo para ajudar no entendimento.

 

Arpegios - Exercício 03

Aqui temos exercícios mais práticos com exemplos formados por tríades variadas, o que facilita e nos motiva ainda mais aos estudos dessa técnica.
ASSISTA ao vídeo explicativo (o primeiro da lista) pois dou dicas importantes para ampliar mais ainda as possibilidades sonoras dos exemplos passados.

O exemplo está disponível para baixar.

***ANTES DE MAIS NADA!!!

 

Arpegios - Exercício 04

Aqui faremos uma combinação de desenhos de tríades que estão no campo harmônico de ré maior.

A combinação é interessante pois une uma variedade de sonoridade e de combinação de cordas.

Exemplo disponível para download.

 

Arpegios - Exercício 05

Aqui temos uma variação de exercícios que já estudamos, o que acrescentamos foi uma nota mais aguda que tocaremos de preferencia com o dedo médio da mão da palheta por conta da velocidade da execução.

Pratique lentamente, com metrônomo e explorando diversas células rítmicas.

Material de apoio em PDF para download.

 

Arpegios - Exercício 06

Nessas variações combinamos as tríades em seu formato mais tradicional com uma tétrade, que no caso é a de E7.
O exemplo dois é apenas uma forma de conexão diferente onde nos utilizamos de slide para realiza-lo.

Os exemplos estão em PDF para download.

 

Inversões #01

Nesta aula estudaremos o entendimento e aplicações das inversões dos acordes. É um recurso harmônico muito interessante pois aumenta esponencialmente as possibilidades gerais no que se refere a harmonia. Mesmo sendo o início deste estudo eu tenho certeza que você será capaz de descobrir muitas possibilidades por contra própria.

 

Campo Harmônico + Modos Gregos

Nunca é demais falar desses assuntos. A junção das idéias e raciocínios dos Modos Gregos com o Campo Harmônico maior. Dessa vez eu tive o cuidado de abordar esse assunto com pontos de vista diferentes dos anteriores, e tenho certeza que os ajudará bastante nesse entendimento.

 

Funções Harmônicas - Acordes Dominantes

Vamos dar continuidade ao estudo de harmonia.
Desta vez conversaremos sobre os acordes dominantes, que exercem funções de grande importância da construção de progressões harmônicas.
Neste vídeo falaremos de dominantes primários, dominantes secundários e substitutos dos dominantes.

 

Funções Harmônicas - Acordes Diminutos

Vamos dar continuidade ao estudo de harmonia.
Desta vez conversaremos sobre os acordes diminutos, que exercem funções de grande importância da construção de progressões harmônicas. Vamos dar continuidade ao estudo de harmonia. Neste vídeo falaremos sobre diminutos de passagem ascendente, diminutos de passagem descendente e diminuto auxiliar.

 

Funções Harmônicas - Acordes de Empréstimo Modal #01

Nesse estudo harmônico falaremos dos Acordes de Empréstimo Modal, que estão numa categoria até bastante comum e são muito usados, mas verão que existem muito mais possibilidades de utilização do que imaginavam.

 

Funções Harmônicas - Segunda Cadencial #01

Nesse estudo harmônico falaremos dos acordes que exercem a função de segunda cadencial. Como nas outras aulas referentes a funções harmônicas temos aqui uma função que é aparentemente limitada mas nos da mais opções do que se aparenta.

 

Harmonia Quartal

Com esse estudo sairemos da zona de conforto e nos depararemos com sonoridades diferentes das estudadas até agora. Para quem já estudos formação de acordes e Campo Harmônico essa aula será um excelente complemento.

 

Harmonizando #01 - Abrindo acordes.

Nesses vídeos intitulados Harmonizando, eu vou passar para vocês idéias gerais relacionadas a harmonia, é claro, mas não me prenderei a uma concepção fixa. Sempre que eu tiver algo que sei que ode acrescentar, irei dividir com vocês.

Nessa primeira aula por exemplo, eu vou mostrar meu raciocínio com relação a origem de alguns acordes que chamamos de "acordes abertos", e farei isso de uma forma gradativa e bem simples.

Vamos explorar basicamente um mesmo formato de acorde e a partir dai, algumas variações e inversões.

Confiram o material de apoio onde tem todos os exemplos descritos.

 

Harmonizando #02 - Little Wing

Vamos brincar um pouco com a clássica Little Wing do mestre Jimi Hendrix, porém, numa versão da lenda viva da guitarra, Eric Gales. Um arranjo deliciosamente bem trabalhado e com acordes e visão que com certeza enriquecerão muito o nosso vocabulario e possibilidades harmônicas.

 

Harmonizando #03 - PowerChords com Terças?

Um vídeo pequeno (se compararmos com outros) mas tenho certeza que vai abrir algumas boas possibilidades com relação aos Powerchords, principalmente se trabalha em bandas com dois guitarristas ou até mesmo na hora de compor.

 

Harmonizando #04 – Pentatônicas

Vou dividir com vocês uma idéia muito bacana, fácil de entender e mais fácil ainda de usar que é a de criar conceitos harmônicos a partir das notas das escalas pentatônicas.

Um recurso muito bacana para enriquecer mais e mais os nossos improvisos e composições.

Material de apoio com PDF e MP3 disponível!

 

Re-Harmonizando #01

Passamos a maior parte do tempo em que tocamos guitarra nos dedicando as bases e ritmos. Por isso estou sempre enfatizando assuntos dentre desse tema. Nessa aula passo para vocês algumas sugestões iniciais para ajudarem a entender e é claro, aplicar ideias para dar um salto nas suas progressões harmônicas.

 

Harmonizando os Solos #01

Até agora abordamos os improvisos e composições de uma forma geral somando as linhas melódicas a bases já pré determinadas. Dessa vez faremos o caminho inverso. Vamos improvisar e depois “jogar” os acordes em cima e ver por outro angulo a importância da harmonia na música.

 

Modulação

Neste vídeo dou início ao estudo deste recurso que enriquece muito o improviso, nos dando a oportunidade de explorar inúmeros recursos e possibilidades melódias, a modulação. O tema é mais simples do que a grande maioria pensa, requer mais do que qualquer coisa o conhecimento das escalas, dessa forma, todo o resto se torna acima de tudo, divertido!

 

Harmonia do Blues

Estudar a Harmonia do Blues é (na minha opinião) fundamental, pois desse estilo maravilhoso devira muito do que ouvimos e gostamos de uma forma geral. Além disso, estudar e compreender a estrutura harmônica do Blues nos deixa mais bem preparados para incrementar tantos outros elementos como licks, turnarounds e variações harmônicas.

 

Penta Blues

Neste vídeo darei uma explicação a respeito da Blue Note, um recurso muito simples que podemos inserir na escala pentatônica, mas que da um "tempero" especial a sonoridade desta escala.

 

Improvisando um Blues #01

Nesta aula que é a mistura de um bate papo com vem comigo eu destrincho uma harmonia de blues um pouco diferente das tradicionais, mas muito bacana, e que nos da muitas possibilidades melódicas na criação dos improvisos.

 

Blues Licks #01

Neste primeiro vídeo dedicado a licks voltados mais para o Blues eu escolhi idéias bem simples. Licks fáceis de decorar, transpor e aplicar aos improvisos. 14 ideias bem bacanas para enriquecer sua biblioteca de licks.

 

Blues Licks #02 - 20 Licks

Que tal aumentarmos a nossa biblioteca com um arsenal de 20 licks matadores de Blues? Separei aqui 20 likc de fácil memorização e aplicação...lembrando que de acordo com os efeitos usados e técnicas aplicadas podemos utilizar esses licks nas mais variadas situações!!!

 

Fragmentos #01

Neste vídeo passo três fragmentos muito simples onde nos utilizamos das mesmas notas, porém, com idéias diferentes.

Hora explorando bends, horas explorando Hammer on Pull off e assim vemos como podemos criar grandes variações com as mesmas notas.

As idéias são simples mas causam um efeito bem bacana aos solos / improvisos.

 

Fragmentos #02

Continuando a idéia dos fragmentos e sugiro um do qual gosto e uso bastante. Como digo no vídeo, inicialmente somos induzidos a pensar no Country quando ouvimos essa idéia, mas a base de uma forma geral e a maneira como nos utilizamos dessa idéia pode mudar muito o contexto geral.

 

Fragmentos #03

Dando continuidade ao estudo dos fragmentos vou dividir com você mais um que uso bastante. Também é muito simples tanto para executar quanto entender e encaixa-lo em outras situações ritmicas e melódicas.

 

Fragmentos #04 - Meu Fragmento favorito

Sem dúvida esse é um dos meus movimentos preferidos na guitarra, que peguei do mestre Richie Kotzen. Mesmo sendo um movimento aparentemente simples, as possibilidades são enormes, e o efeito causado é fantástico. Pratiquem com calma, com metrônomo e MUITAS vezes.

PDF e MP3 disponíveis para download.

 

Frases & Licks #02

Neste vídeo vamos estudas oito licks de Blues / Rock que tenho certeza que vai ajudar a deselvolver seu vocabulario musical com relação aos solos.

 

Frases & Licks #03

Neste vídeo preparei onze licks que estão entre os que mais curto usar.

Alguns tem uma aplicação muito interessante dentro do Blues, Rock e Country, em outros usamos da técnica onde usamos a palheta juntos com os dedos.

Além de ótimos licks são excelentes referencias para desenvolver as suas ideias.

 

Vem comigo - Blues rock em B7

Vem Comigo é um dos segmentos de vídeos que houve maior aceitação do publico do Turbo Guitar Channel. Nele fazemos uma Jam Virtual.

Eu escolho uma base, explico sua harmonia e dou algumas sugestões de escalas e técnicas a serem usadas…depois disso:

Vem Comigo!

 

Vem Comigo - Ballad 6/8 em Dm

Uma balada em 6/8 muito boa para desenvolver diversas idéias.

 

Vem Comigo - Blues Rock em E7

Um Blues Rock de primeiro ao estilo do bom e velho ZZ Top.

 

Vem Comigo - Blues Funk em B7

Mais uma das muitas variações feitas em cima da clássica estrutura de doze compassos do Blues. Nesse caso o ritmo que temos como pano de fundo é o Funk.

 

Vem Comigo - Rock Blues Bonamassa Style

Nessa Backing Track temos uma sequência que nos remete a sonoridade de uma dos meus guitarristas preferidos. Joe Bonamassa. Uma boa BT nos motiva sem sombra de dúvida a realizar grandes improvisos.

 

Vem Comigo - Rock Ballad Eric Johnson Style

Aqui vamos de um Rock Ballad que tem uma estrutura sem grandes complicações. Nada de modulação ou algo do genero, mas sem dúvida temos uma sequência de acordes muito gostosa de tocar...fora o clima da música que é super gostoso.